Tecnologia Esportiva, uma poderosa aliada para seu desempenho

 

Sim, claro que sim!!!

Você já deve ter lido sobre um homem que completou a meia maratona de Nova York, em 1h11min vestido de terno. O autor da façanha é um ex-atleta profissional Chris Estwanik, de 36 anos. Ele chamou a atenção ao cruzar a Wall Street, centro financeiro da megalópole, correndo em um ritmo alucinante em um traje social e calçando um par de tênis da Nike. Ao cruzar a linha de chegada, Estwanik foi cumprimentado por Meb Keflezighi, que correu a Meia de Nova York em 1h04min55s. “Foi uma das grandes coisas que eu já vi”, elogiou o fundista naturalizado norte-americano, medalhista de prata na Olimpíada de 2004.
Isso é um grande feito, mas nem todo mundo vai sair por ai correndo de terno ou outra roupa qualquer que não seja adequada a pratica esportiva por razões óbvias…
Horas de treinamento, alimentação saudável, noites bem dormidas. Tudo isso faz parte da vida dos praticantes deste esporte, para que obtenham alto desempenho. Mas além de disciplina e acompanhamento de especialistas, os atletas também podem contar com mais um belo reforço: a tecnologia esportiva. Hoje, é possível encontrar diversos centros de pesquisas e testes, onde são desenvolvidas inovações que priorizam a segurança do esportista e que melhoram o seu desempenho. Um dos segmentos que tem apostado na tecnologia para o esporte é o de roupas esportivas.
Sejam camisetas com proteção UV, meias, calças ou bermudas, tem agradado os praticantes de esportes em geral por permitirem maior liberdade a fim de aumentar o bem-estar dos atletas que se desgastam com grande esforço.
E a tal roupas de compressão: para que elas servem ?
Antes de qualquer explicação deve-se ter em mente que as roupas de compressão possuem diversas finalidades e seguramente é muito mais do que “uma roupa grudadinha no corpo”.
As roupas de compressão são produzidas de elastano e altamente elásticas, e tem como função comprimir a musculatura, facilitando assim a recuperação muscular, além de evitar a fadiga muscular.
Aumentando a pressão nos músculos, a circulação sanguínea é facilitada pois aplica um certo grau de pressão sobre áreas específicas entregando assim ao sangue oxigênio para os músculos que estão sendo exigidos na atividade permitindo que o corpo se esforce por mais tempo. Assim o atleta consegue potencializar o seu desempenho durante a atividade física. Os materiais usados nestas roupas de compressão permitem que se ajustem aos contornos do corpo, reduzindo as ondas de choque e vibrações geradas quando o atleta está chegando ao limite do esforço físico.
Importante salientar que as roupas de compressão otimizam o funcionamento muscular, previnem câimbras e estiramentos, porém não são indicadas para curar estes incidentes. Uma vez com dores musculares por qualquer que seja o motivo, as roupas de compressão não irão curar, elas servem para prevenir.
No caso das bermudas de compressão, significa dizer que elas reduzem a vibração muscular que acontece devido ao impacto do corpo com o solo, tornando a contração muscular mais eficiente. A compressão exercida sobre a musculatura também contribui para a propriocepção e diminui a dor muscular de início tardio, por amenizar o edema que ocorre na musculatura devido aos microtraumas causados pela atividade física. Com ela, os corredores também evitam assaduras adquiridas ao roçar as pernas, principalmente as mulheres que, geralmente, têm as coxas mais grossas. Além disso, ela serve para absorver o suor do quadril e das pernas. Com esses benefícios, os atletas rendem mais, melhorando a performance.

Ao contrário do que possa parecer a bermuda de compressão não é uma Lycra qualquer, e nem deve ser encarada com tal, pois ela é projetada para aprimorar o fluxo sanguíneo e isso demanda estudo e conhecimento técnico. Por este motivo são chamados tecidos tecnológicos. As principais multinacionais responsáveis por esses tecidos são: Rhodia, Dupont e Invista , já a pioneira no Brasil na tecnologia têxtil é a Santaconstancia Tecelagem. Além dos benefícios citados, uma coisa é certa: as bermudas de compressão aumentam o conforto na hora do treino, principalmente a corrida, pois seguram os músculos e a gordura, evitando que balancem demais.

Muita gente fica indecisa na hora de comprar ou não uma bermuda de compressão. As dúvidas surgem quanto a sua aparência, resistência e também se esta é adequada para a corrida. Bom, o que devemos entender primeiro é que as bermudas de compressão são EXCELENTES para corridas.  Seja longas ou curtas, elas fazem com que a peça seja totalmente ajustada ao seu corpo. Dessa maneira, não importa quanto pese ou o formato do seu corpo, fazem um processo de compressão perfeito. Todas as roupas de compressão permitem que você fique “mais leve” para correr. No caso das mulheres, ela segura tudo no devido lugar, impedindo que fique desconfortável. Para quem vai correr (mulheres) indicado usar um top de sustentação e uma bermuda. E para elas, tudo que melhora a circulação vira objeto de desejo feminino, já que promete amenizar a celulite. Mas vá com calma, pois milagres não existem. Certamente, as bermudas de compressão não interferem nem reduzem os furinhos indesejáveis. O usuário pode ter a sensação de melhoria, mas isso só acontece enquanto está usando o acessório. Para que a celulite seja realmente amenizada, é preciso emagrecer e fazer exercícios físicos específicos.

Uma dica importante é saber que a bermuda deve ser sob medida para você. Nenhum um pouco mais larga, nenhum pouco mais apertada. Tudo deve estar corretamente justo e você deve sentir as partes do seu corpo, principalmente coxas e “culotes” bem firmes.

Então, ótimos treinos!!!!