Qual seu percentual de gordura corporal???

Não vou falar sobre dieta Paleolítica , Low Carb e High Fat, nada disso.
Apenas quero que saiba que para produzir energia o corpo pode usar três tipos de combustível, carboidratos (açúcar), proteína ou gordura. Portanto, se você come carboidratos, o seu corpo vai transformar-lo em energia, ou vai armazenar em forma de gordura (pneuzinhos), mas se você souber usar o carboidrato a seu favor o corpo pode queimar a gordura estocada (menos pneuzinhos), entendeu? Com esse raciocínio em pratica a nutricionista Ana Paula Tonissi me fez chegar na casa dos 15% de gordura corporal apenas trocando os alimentos errados pelos certos, dando-me mais disposição e leveza para a corrida, e claro, de bem com o espelho!!!!

Neste post a nutri  dá dicas de como você pode dar um “up” no metabolismo/organismo para aquela secada de forma saudável.


Então quais são esses alimentos? S
ão os alimentos termogênicos que são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em ser digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão. Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura, porém existem alguns que se destacam mais que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias, sendo estes classificados como termogênicos. Além das próprias proteínas nós temos: pimenta vermelha; gengibre; cúrcuma, cacau, vinagre de maçã; laranja; kiwi, café; chá verde; guaraná; chá de hibiscus; gorduras boas, em especial, a de coco; Ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova), e Ácido Linolêico Conjugado (nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios);
Além disso, sabe-se que a quantidade de cada alimento é individual e deve ser feita sob orientação profissional. Não é recomendado o consumo prolongado de suplementos termogênicos, pois estes podem alterar o metabolismo permanentemente, causando danos à saúde.


NÃO FAZ MILAGRE! 
Um aspecto importante a ser considerado é que o termogênico sozinho não faz milagre, ainda mais se for usado como uma desculpa para descartar os exercícios físicos. Portanto, ficar no sofá e tomar termogênico é jogar dinheiro fora!!!


E não confundam EMAGRECER com PERDER PESO!!!
Emagrecer está relacionado à gordura corporal, ou seja, quando você emagrece, você perde gordura, falando popularmente, você “queima” gordura. Perder peso significa perder tudo, tudo do que o corpo é composto. Sim! Gordura também, mas também muita água e músculos juntos, e isso não é bom para saúde. A Intensidade da corrida tem grande influencia na queima de gordura. Intensidade significa se o exercício está fácil, moderado ou difícil de ser feito, e uma das maneiras mais tradicionais de controlar a intensidade é através dos batimentos cardíacos, ou mais precisamente por percentuais da frequência cardíaca máxima.
E se você está emagrecendo e correndo saiba que existe uma grande variedade de suplementos de qualidade que podem ajudar na corrida, mesmo para aqueles que não treinam todos os dias. Dependendo da rotina e do gasto energético do corredor, somado a volume de treino, ele poderá se beneficiar do uso de algum suplemento! Muitas pessoas pensam que suplementos são só para atletas de alto rendimento. Os Suplementos existem para todos aqueles que desejem melhor desempenho e qualidade de vida, mas ele deve ser prescrito sobre orientação profissional conforme demanda individual.

O apetite depois de um treino ou de uma prova varia entre os corredores. Mas é importante que, após essas atividades, o atleta faça uma refeição equilibrada, capaz de repor os nutrientes perdidos durante a corrida. São eles:
Carboidrato: Importante para repor a energia gasta, esse macronutriente irá refazer as reservas de energia. Está presente em alimentos como pão, macarrão, arroz, batata e milho, entre outros. Quanto ingerir: a ingestão é individualizada, e conforme o gasto obtido durante o treino ou prova, mas pode ser recomendado após de um treino intenso, o consumo de até 100 g de carboidratos entre 15 e 30 minutos após o exercício e mais 100 g a cada 3 horas. Fontes: pães integrais, banana, batata doce, massas, suplementos a base de carboidratos.

Proteína: Correu? então tem que auxiliar a reconstrução da fibra muscular ingerindo proteína, que colabora para o ganho de massa muscular. Está presente na carne bovina e suína, frangos, peixes, ovos, leite e derivados.

Quanto ingerir?
Para atletas, recomenda-se de 0,8 g a 1,6 g de proteína por kg de peso corporal. Um corredor de 80 kg, por exemplo, deve ingerir de 96 g a 128 g de proteína por dia. Para um melhor aproveitamento, o ideal é que esta ingestão ocorra em até 2h após o treino. (pode ser: ovos, iogurte, queijo, frango, atum e suplementos a base de proteínas)

Água: Mesmo que você faça uma boa hidratação durante o treino, deve ficar atento à necessidade de ingerir mais líquidos no fim da atividade. Para saber a quantidade certa, basta se pesar antes e depois do exercício: a diferença é justamente a quantidade de água que você perdeu pelo suor. Quanto ingerir?
A ingestão de liquidos deve ser entre 500 mL e 800 mL por hora de atividade física (100 mL a 200 mL a cada 10 a 20 minutos).

Eletrólitos (sódio e potássio): Suou? Tem que fazer a reposição principalmente em exercícios que promovem a perda de líquido em grande quantidade (principalmente pelo suor). Quanto ingerir? isso vai depender da intensidade e duração da atividade que você fez, mas uma garrafinha de gatorade, powerade ou bebidas esportivas bem geladinha, sempre cai bem.

Tá na mão, dicas do que comer, e quando comer,  agora só esperar os resultados aparecerem.

Ótimos treinos!!!

Ana Paula Tonissi, nutricionista e colaboradora do blog.

Postagens Relacionadas

Emagrecimento e a corrida de rua   Uma coisa é fato, quando você começa a correr, uma coisa mágica parece que acontece. Naturalmente, quando você diminui a ingestão de cal...
Suplementos, você realmente precisa? Uma rápida visita em uma loja de suplementos pode deixar-lhe completamente confusa. Para quem não sabe exatamente o que procura (e precisa!), as opçõe...