Os benefícios da massagem no pós treino

Para as pessoas que gostam de praticar exercícios com regularidade, a massagem também é benéfica por aumentar a flexibilidade e a resistência, e relaxar músculos tensos, pois a ferramenta de trabalho do atleta é o músculo.

captura-de-tela-2016-11-18-as-20-11-34Para o bom desempenho nos treinos e nas competições, o esportista precisa fazer a manutenção da musculatura, tratar o músculo como se fosse de fato equipamento de trabalho. Por isso é necessário ter em mente a manutenção e a preservação da integridade da musculatura através de alimentação adequada, sono reparador, acompanhamento médico, relaxamentos, massagens, fisioterapia. Por sua vez, a massagem é uma das melhores maneiras de eliminar dores musculares, sendo um tratamento natural e praticamente sem contra-indicações ou efeitos colaterais.

Cada modalidade esportiva trabalha grupos musculares distintos que são exigidos com mais ou menos intensidade. Por isso, é importante o atleta ter consciência corporal e saber quais músculos são os mais requeridos em sua atividade.

Benefícios da massagem no pós-treino
Durante a competição e treinos intensos, ocorre um grande fluxo de sangue durante os movimentos que conduz além de nutrientes, outras substâncias químicas, inclusive toxinas. No final do período de esforço as fibras musculares podem estar em estado de fadiga e carregadas dessas substâncias. É nessa hora que a massagem pós treino é recomendada.

No caso específico dos corredores de longa distância, a massagem é quase uma obrigação. O longo tempo que os músculos são submetidos a esforços, muitas vezes no limite, torna a massagem um grande aliado.

captura-de-tela-2016-11-18-as-20-04-24Um massoterapeuta especializado em esporte conhece a técnica adequada para aplicar massagem no atleta com o objetivo de recuperar as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo através da drenagem sanguínea e linfática, para acelerar a regeneração do atleta e favorecer a nutrição celular. Entre outros benecificos:

– diminui a probabilidade de lesões

– Melhora a amplitude de movimentos das articulações, promovendo maior flexibilidade.

– Reduz a frequência de espasmos e câimbras musculares.

– Aumenta o fluxo sanguíneo para todo o corpo, inclusive o cérebro, aumentando o foco e a concentração.

– É relaxante e ajuda o atleta ou praticante de exercícios a descansar mais profundamente após o treino.

O tempo de massagem varia de acordo com o profissional, porém 50 minutos de massagem são suficientes para a maioria dos casos. O esportista termina a sessão de massagem revitalizado e pronto para o descanso reparador.

 

img_2838A aplicação da massagem deve ser feita com o atleta descansado, batimentos cardíacos em estado de repouso, deitado. Iniciando com movimentos suaves e superficiais nos grandes grupos musculares, sempre na mesma direção, e aumentado a intensidade e profundidade conforme o nível de relaxamento do atleta. Para os corredores é recomendado sessões de massagem semanais para manutenção da musculatura saudável.

 

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Francisca Borges é massoterapeuta, atleta e empresária (http://www.caminhodaliberdade.com/)

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  • Paulo Sergio Miranda Mendonça

    Gostei de saber os benefícios da massagem. Sempre temos preconceito achando que é só para relaxar, e não tem efeito terapêutico. Parabéns a Francisca Borges pelo trabalho que exerce.

    • Adolfo Martins

      Não é modinha, não. É cuidado mesmo!! Bom saber isso.

  • Paula Beça

    Super a favor, mas toda vez o fisio “me quebra”!!!kkkkk