Mudanças Mentais e de Estilo de Vida para correr mais e melhor!

Correr, assim como qualquer atividade esportiva, precisa se tornar um hábito para que o atleta possa conseguir melhorar o seu desempenho, aumentar a motivação e praticar o esporte com prazer. Na minha opinião o atleta da corrida de rua pode melhorar a sua performance a partir de 5 mudanças mentais e de estilo de vida:

1. Objetivos: o atleta precisa ter em mente o que deseja como objetivo para o ano ou temporada. O corredor mais experiente terá como objetivo aumentar a distância, diminuir o tempo, conseguir melhorar a colocação nas provas, entre outros, enquanto o corredor iniciante irá buscar aumentar a distância, melhorar o pace, fazer provas mais longas entre outros. Mas, estes objetivos precisam estar claros para o corredor. Quanto mais quantitativo este objetivo melhor – perder tantos kilos, aumentar em tantos kms.. Este objetivo irá determinar o processo de correr atrás dele!

2. Processo de alcance dos objetivos: menos animador que o primeiro, mas sob controle do corredor. Usualmente causa mais inquietude e receio ao corredor, pois significa a carga de treino diário, semanal e mensal que se precisa fazer para alcançar o que se pôs como meta! Determina o que você deve comer, quanto tempo dormir, treinos complementares entre outros. Quanto mais conseguir cumprir este processo, mais confiante torna-se o atleta. Curta este processo! Pense sempre que o cotidiano é mais duro que sonho, mas sem ele não se consegue realizar os sonhos. Aproveite para conhecer a sua performance em cada trecho. Não conte os quilômetros, faça os quilômetros contarem!

3. Perseverança: quanto mais perseverante maior o ganho. Lembre-se, que para melhorar a performance é preciso praticar todos os dias! Logicamente que o treinador ou a sua planilha, vão prever o uso de diversos tipos de exercícios para revezar ou complementar o seu treinamento. Mas, ter em mente que perseverar é o hábito mais saudável do corredor, deve ser o mantra!

4. Saia da zona de conforto: é preciso inserir no treino uma variedade de exercícios em diferentes níveis de velocidade e intensidade. Esta atividade variada irá treinar seu corpo em mente em patamares diferentes, o que irá melhorar a motivação e a performance. Além de ser divertido!

5. Leve a sua recuperação a sério: regenerando com treinos de reduzido pace e tempo, além do descanso ao corpo, evita o estresse de ossos, quebra das fibras musculares, refaz o sistema de energia do corpo, e prepara o atleta para voltar forte aos exercícios e treinamento.

  • Haroldo Nabão

    A mente é um fator determinante para alcançar os objetivos, metas… As vezes ela é meio traiçoeira, teve alguns períodos em que meu corpo queria correr mais minha mente não… Gostaria de entender melhor porque isso acontece.