Maratona sub 3h? Sim você pode, aprenda comigo!!!

Definitivamente, esse número são para poucos, ou melhor dizendo, são para poucas.
Eu vou nascer de novo e trazer no meu DNA, características de força, resistência e velocidade para fazer uma maratona sub 3h. Sim porque sou meramente uma esforçada e no máximo sai maratonas sub 4h.

Mas existem trabalhos científicos por ai que comprovam o que estou dizendo sobre o DNA de atletas, no entanto, sabem que essa linha de raciocínio, simplista e determinista, não se sustenta sozinha. “A genética é muito importante, mas não se pode esquecer os fatores ambientais e a parte psicológica do atleta”

Além da biologia inata, outros fatores influenciam a prática e o desempenho esportivo: a nutrição, o tipo e a quantidade de treinos, aspectos psicológicos e motivacionais. Um corredor de elite por exemplo precisa completar uma maratona em menos de 2h20m, entretanto existe um subgrupo entre os pobres mortais amadores que consegue atingir um desempenho incrível. Para essas pessoas, a distância para o atleta de elite está diminuindo. Claro que para fazer uma Maratona bem feita não é questão de gênero e sim de treino.

Podemos dizer que ela tem talento marcado no DNA, determinação e foco parecem sobrarem para atleta amadora de Ribeirão Preto/SP, Samares Rodrigues, que vem se destacando por seu desempenho em provas curtas, meia maratona e maratona. Seu histórico esportivo inclui belissimamente a primeira Maratona realizada em Santiago 2015 (3h15); duas Majors Marathons , Berlim 2015 (3h04) e Chicago 2016 (2h58) e já se prepara para fazer Boston 2017, no dia 17 de abril.

E por que eu digo que ela tem o talento nato? Os números falam por sí.

Samares começou a correr em 2013, e em 2014 entrou para Rangel Racing Team Assessoria Esportiva e sob a orientação do treinador Elenilton Rangel, e com adaptação as planilhas de treinos, foi possível ver os resultados nos primeiros meses. Por outro lado, através da experiência e profissionalismo do treinador que conseguiu lapidar o talento dessa garota nas pistas. Por isso que eu digo, não basta fazer parte de uma assessoria, você tem que escolher o profissional certo. É simples assim!!!

Samares conta que antes de entrar para a assessoria só fazia provas curtas e que estreou em provas de 21Km em 2014, na W21K Asics em São Paulo, concluindo a prova em 1h40.

“Nessa prova percebi que minha paixão era provas mais longas, 15 dias depois fiz a 2º Meia Maratona em Ribeirão Preto e consegui manter o mesmo tempo”, conta a atleta.

Nestes dois anos e sete meses, Samares correu aproximadamente 40 provas, sendo provas curtas (5 e 10Km usadas como treino), 8 x 21Km com melhor tempo em 1h30; e as maratonas, claro!!!

Para os preparativos para Maratona de Chicago (2016) foram 4 meses de treinos e acompanhamento de profissionais específicos (Nutrição, Musculação, Pilates e Fisioterapia).

“Fiz a maratona com um único pensamento, não importava o tempo, apenas a sensação que fiz o meu melhor. E aconteceu naturalmente consegui meu recorde pessoal” relata a atleta.

Para termos uma ideia de como chegar lá…Samares treina corrida, em média 5 a 6 dias por semana sempre no período da manhã, acordando todos os dias as 05h00, e como possui dois trabalhos, só retorna para casa às 22h30.

“Uso meus horários de almoço para musculação, pilates e fisioterapia. Com essa rotina, às vezes o corpo pede um descanso, bate o desânimo, mais como tenho um objetivo já definido, dificilmente falto aos treinos e assim trabalho meu psicológico e vou treinar “.

“A superação só acontece quando acreditamos no nosso potencial, criamos coragem e agimos. A distância entre o sonho e a realidade chama-se disciplina. A corrida para mim representa um hobby, e um porto seguro. Consigo pensar nos problemas, fazer amigos e sonhar. Quero planejar novas provas, fazer novamente algumas que gostei, e outras inéditas. Só não quero parar, pois hoje a corrida para mim, é estilo de vida.”

Portanto runners, só posso dizer que o limite do amador é o pódio e suas conquistas. Basta ter disciplina, vontade, potencial e treinamento de qualidade.

Bons treinos!!!!

Postagens Relacionadas

Chi Chi Chi Lê Lê Lê! Bem aqui do lado, no Chile, no próximo domingo acontece uma das principais maratonas do mundo: a Maratona de Santiago. É a única que possui o selo da ...
Maratona de Santiago 2017 Atenção corredores de plantão, está aberta as inscrições para a Maratona de Santiago – 2017, no Chile, corra e faça logo sua inscrição, pois as vagas ...
Está fazendo cofrinho e planejando uma Marathon Major???? Já estamos quase no meio do ano, mas nunca é tarde para começar a pensar nas provas que se encaixam no seu orçamento e calendário para o próximo ano, ...