Maratona de Santiago 2017

Atenção corredores de plantão, está aberta as inscrições para a Maratona de Santiago – 2017, no Chile, corra e faça logo sua inscrição, pois as vagas são disputadíssimas.

Para você que quer correr uma maratona fora do Brasil com preços acessíveis, faltam 4 meses e 30 dias para a festa mais linda de Santiago, a Entel Maraton de Santiago, que em 2017 será no Domingo, dia 02 de abril com largada prevista para os 42km as 07:30hs. A prova também conta com as distâncias de 21km e 10km.

 

 

Que lugar maravilhoso para fazer maraturismo! Terra linda, povo gentil, cortês, educado, prestativo, hospitaleiro… Cidade segura, limpa, transporte público eficiente, comidas maravilhosas… Ah, sim, a respeito da maratona  – F A N T Á S T I C A!!! Nunca vi tanta organização, tanta participação e o apoio das pessoas durante o percurso inteiro, a animação, bandas…
dsc_0976

Minha estreia em Maratonas foi lá em Santiago em 2015 que foi considerada o maior evento desportivo do Chile com 28,000 corredores registrados. Com inscritos de mais de 50 países nos cinco continentes, a MDS como é chamada, estabeleceu-se internacionalmente, tanto que em 2015 contou com 3777 estrangeiros inscritos, o maior número de brasileiros, seguido por corredores argentinos. Em 2017 serão 30.000 corredores pelas ruas da capital chilena.

 

 

 

captura-de-tela-2016-11-02-as-10-00-21Já temos uma impressão do que nos espera na prova, pela organização da entrega do kit. Uma exposição muito bem organizada, montada no Centro Cultural Estación Mapocho com vários stands de várias marcas, onde a Adidas é uma das patrocinadoras mais fortes.

 

 

captura-de-tela-2016-11-02-as-10-06-57

Tinha de tudo lá, era enorme! Equipamentos, roupas, tênis, teste de pisada, suplementos, enfim, era tanta coisa que daria pra passar uma tarde inteira somente lá. Tudo muito rápido e organizado para que você tenha tempo de aproveitar a feira! No kit, nada de chip no tênis, ele vinha preso no verso do número de peito, coisa de primeiro mundo!

 

captura-de-tela-2016-11-02-as-10-07-09A largada se dá em frente ao Palácio de La Moneda, com uma organização impecável que nos surpreende com uma prova com tantos inscritos e gente do mundo todo. Guarda volumes separados de acordo com as distancias, banheiros químicos, e uma largada que acontece sem atrasos. Mais um ponto positivo para a prova, e mais a concentração na largada tem alas separadas para as três distancias (10, 21 e 42km).

Durante todo percurso sentimos a vibração e a participação da população apoiando os corredores, crianças, jovens e adultos festejando nas ruas como uma grande festa. Jamais vou esquecer o Chi-chi-le-le que ouvi no início da prova que foi de arrepiar e durante alguns momentos do percurso, alguém lá no meio gritava Chi-Chi-le-le e um coro em uma só voz repetia alegremente como se momentaneamente fossemos todos Chile!!! Sem falar no apoio que se ouvia ao longo do percurso “Vai Tica, Vai! Viva as mujeres, rumo a gloria”.

dsc_0989

 

Para várias direções que olhava no decorrer da prova, me deparava com uma linda e inesquecível paisagem: “A Cordilheira dos Andes”, que me emocionou durante todo trajeto. É lindo ver o espetáculo da natureza tão próximo de você!!

captura-de-tela-2016-11-02-as-10-21-44

 

É uma prova com percurso tranquilo, tanto pela temperatura agradável quanto pelas sombras que somam um total de 2/3 do trajeto. O tempo seco ajuda bastante, porém em 2015 a hidratação da prova deixou a desejar, já que a água era servida em copos abertos que facilmente amassavam e com apenas ½ do copo preenchido com água (inicialmente a cada 5km e depois a cada 3km para a maratona), mas estavam disponíveis apenas em um lado da pista, o que tumultuava. A mesma impressão serviu para os isotônicos, que além de quentes, vinham nos copos abertos e já no final da prova, nem havia mais isotônico disponível! Outro item que animou a corrida foi passar por conjuntos musicais tocando ao vivo em pontos estratégicos.

Sobre o percurso, eu já tinha estudado ele muito bem. Sabia que até o km32 era de subidas. Já tinha lido vários posts de quem já havia corrido a Maratona de Santiago. Contudo, nada como sentir na pele, ou melhor, nas pernas. Reparem só na altimetria da prova:

 

altimetria

Ao passar pelo pórtico após tanta emoção, uma grande tenda com água, isotônico, frutas da melhor qualidade, nos deram uma caixinha com uvas maças deliciosas e um grande tapete no chão para que você pudesse descansar, reencontrar ou esperar amigos foi muito bem pensado. Tudo muito organizado e ordeiro, sem qualquer atropelamento. Haviam várias macas com fisioterapeutas, mas não precisei fazer uso!!! Com a medalha no peito, voltamos para o hotel e relembrar minha primeira maratona!!!

img_20150412_142911

As inscrições já estão abertas e se você pensa em correr Santiago, vale muito a pena, e de quebra você ainda pode tomar bom vinho e trazer vinhos a preços acessíveis com você!!! Vale pena garantir sua inscrição, até porque é logo ali, com voos diários. Lembrem-se, as inscrições encerram-se com rapidez. Na preparação pré-prova, lembre-se das condições climáticas de Santiago. Leve agasalhos apropriados.

E assim foi a Maratona de Santiago. Voltei para o Brasil com saudades de Santiago e já planejando voltar em breve.

Inscrições no site: http://www.maratondesantiago.com/inscribete/

Boa Prova!!!

 

 

 

 

 

Postagens Relacionadas

Está fazendo cofrinho e planejando uma Marathon Major???? Já estamos quase no meio do ano, mas nunca é tarde para começar a pensar nas provas que se encaixam no seu orçamento e calendário para o próximo ano, ...
E a “maratona” de São Silvestre, já participou? A Corrida de São Silvestre é o mito das corridas no Brasil. Milhares de pessoas envolvidas na mesma festa, com percurso de 15km de subidas e descidas,...
Quer saber como foi a mais charmosa corrida femina de SP… W21K: Asics Women’s Half Marathon? Então vou te contar.....a W21k Asics realizada no dia 16 outubro, foi uma verdadeira celebração em homenagem às mulheres. Em sua terceira edição, a Me...
Maratona de Buenos Aires- 1º de Janeiro começam as inscrições   Estrear ou baixar tempo em uma maratona é sempre o objetivo de muitos corredores.  A  Maratona de Buenos Aires, é uma excelente escolha de...