Homens correm mais rápido que mulheres?

É bem verdade que os homens sempre chegam na frente no assunto corrida, aliás “quase” todos chegam. Porque alguns, ou muitos, nós ultrapassamos, não é meninas?

Segundo Jeff Galloway, atleta olímpico e autor de vários, “vários” livros sobre corrida diz que Os homens não tem flexibilidade e largura extra nos quadris para suportar o desenvolvimento de uma criança. Suas pélvis e quadris são mais eficientemente projetados para rapidez e força. Os homens podem correr mais rápido do que as mulheres, e com a mesma quantidade de esforço.” Exatamente isso que acabaram de ler…eles correm mais rápido, e com a mesma quantidade de esforço do que nós!!

Mas não vamos falar disso, vamos falar de que nós mulheres estamos correndo mais. Estes números estão dísponiveis por ai com tantas provas acontecendo pelo país ( https://infogr.am/as-meias-maratonas-no-brasil ).

Cada vez mais presentes nas provas, as mulheres têm crescimento expressivo na distancia de 21 quilometros. Crescem proporcionalmente ano após ano mais do que os homens. Eram cerca de  1 a cada 5 concluintes (em 2011), hoje são 1 a cada 3. Elas cresceram 177% enquanto eles aumentaram em 52% no período. Outro fato importante é que de 2014 a 2016 as mulheres aumentaram o nível de velocidade em 5%, enquanto os homens aumentaram em 2,5%!!!!! Além de aumentar o número de corredoras, houve aumento significativo no ganho de velocidade.

 Só para ter uma ideia, a Meia Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro é a “mais feminina” do país com 52% de participação das mulheres.

Pensando em corredoras amadoras e não tão competitivas, o treinamento para meia maratona exige mais disciplina e comprometimento do que o treinamento para menores distâncias. O aumento do número de mulheres concluintes em meia maratona significa que o mercado está amadurecendo e que a corrida está cada vez mais sendo incorporada a rotina das mulheres, apesar de todas as outras muitas tarefas que nós já realizamos. Vejam esses números…

Ranking das 5 meia maratonas no Brasil considerando somente as mulheres concluintes
1- Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, em  2.014 foram 2.872, e em 2016 – 3.566 concluintes.
2- Meia Maratona Caixa do Rio de Janeiro , em 2.014 foram 3.155 concluintes, e em 2016 – 4.990 concluintes.
3- W21k- Asic –SP, em 2.014 foram 1.467,  e 2016 – 2.333 concluintes – prova exclusivamente feminina
4- Meia Maratona Golden 4 Asics SP, em 2.014 foram 1.416 concluintes,  e  em 2016 – 3.514 concluintes.
5- Meia Maratona Golden 4 Asics RJ, em 2.014 foram 1.075, e  em 2016 – 1.665 mulheres concluintes.

Podemos concluir com esses números é que as mulheres deixaram para trás o estereótipo de “sexo frágil”, e a presença feminina em corridas de longa distância evidencia isso. Na Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, em 2016, as mulheres representaram 49% do total de participantes nos 21 quilômetros e 30% nos 42.

O treino para os 42 quilômetros exige muito mais esforço e dedicação do que uma prova de meia maratona, o que explica a presença massiva de mulheres nesta modalidade. O aumento do número de mulheres concluintes em meia maratona significa que o mercado de corrida está amadurecendo e que a corrida está cada vez mais sendo incorporada à rotina das mulheres, apesar de todas as outras muitas tarefas que nos já realizamos.

E ai? vamos fazer um 21???

 

 

Postagens Relacionadas

Maratona de Buenos Aires- 1º de Janeiro começam as inscrições   Estrear ou baixar tempo em uma maratona é sempre o objetivo de muitos corredores.  A  Maratona de Buenos Aires, é uma excelente escolha de...
Quer saber como foi a mais charmosa corrida femina de SP… W21K: Asics Women’s Half Marathon? Então vou te contar.....a W21k Asics realizada no dia 16 outubro, foi uma verdadeira celebração em homenagem às mulheres. Em sua terceira edição, a Me...
  • Rubia Elise

    Sempre tive essa dúvida. Ótimo artigo, parabéns!!

    • Elenira Mendonça

      Duvidas da maioria de nós. Grata pelo elogio. Abraços