Vamos falar de corrida e conscientização – a prevenção ao Câncer de Mama

Corrida e conscientização estão sempre juntos! Por isto vamos conversar sobre a campanha anual para prevenção de câncer de mama, chamada “Outubro Rosa”. O movimento, que dura o mês inteiro, busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer pois as estatísticas mostram que esse tipo de câncer é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

A CAMPANHA OUTUBRO ROSA

A Campanha “Outubro Rosa” é conhecida internacionalmente, e o objetivo da campanha  é chamar a atenção da sociedade para as ações preventivas de cuidados com a saúde e contra a doença.

O nome “Outubro Rosa” é uma referência ao símbolo da luta contra o câncer de mama: um laço rosa. O movimento começou nos EUA, aonde ações isoladas, referentes ao câncer de mama, eram realizadas no mês de Outubro. Logo, esse se tornou o mês nacional do câncer de mama por lá.

Aqui no Brasil, a primeira manifestação ocorreu em Santos, em maio do 2008, quando o Instituto Neo Mama iluminou o Forte da Barra de cor-de-rosa, em homenagem ao dia das mães e ao dia estadual da prevenção contra o câncer de mama. Hoje, o projeto ganhou notoriedade pelo país e essa conscientização é muito importante, já que a doença não tem prevenção, tornando necessário o diagnóstico precoce.

Mas, a ideia não é se preocupar com a doença apenas no mês de Outubro, e sim se preocupar sempre com a qualidade de vida das mulheres ao longo de todo ano. É muito importante pensar sobre o assunto e repassar para todas as mulheres.

CORRIDA COMO AUXÍLIO NA PREVENÇÃO DO CANCER DE MAMA

Lembrando que, a atividade física regular, como a corrida, especificamente, é das mais fortes ferramentas contra os riscos da vida sedentária, um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares e, confirmadamente, para o surgimento do câncer de mama, entre outros.

As atividades aeróbicas têm ação direta, seja no bem estar físico como o estado psicológico das mulheres que fizeram quimioterapia e (ou só) cirurgia de qualquer abrangência, e foram consideradas curadas ou então mantém tratamento do câncer de mama.

Os exercícios físicos aeróbicos – como a corrida, combinados com os de fortalecimento e manutenção da potência muscular, no mínimo, reduzem a indesejável perda de força dos sedentários, que se acentua com o avançar da idade. Assim, pode-se dizer que a corrida é poderosa arma contra os riscos da vida sedentária, um dos principais fatores de risco para o surgimento do câncer de mama.

No âmbito esportivo, o movimento dá nome a várias provas de pedestrianismo que fazem questão de homenagear as mulheres e ajudar no combate ao câncer de mama. Vários entidades em vários estados promovem eventos durante o mês de outubro para conscientizar a população sobre a importância de prevenir a doença.

BUSQUE EVENTOS E PATROCINE A CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA

Os eventos contam com distâncias de corrida de 5 e 10 Km, e caminhada de 3 e 5 km pelo Brasil, além de kits super bacanas, e valores camaradas como  SP PINK RUN  que está com as inscrições esgotadas!

Procure eventos em sua região, alguns organizadores revertem 100% do valor arrecadado a instituições, e outras doam parte a entidades engajadas nesta luta, como confecção de perucas para meninas e mulheres.

Se não deu tempo de fazer a inscrição, fique de olho para os eventos em 2018. Quem participa, mais do que lutar pelo pódio de chegada, luta pela conscientização sobre o câncer de mama, e a importância da realização do autoexame para a detecção precoce do tipo de câncer que mais mata as mulheres no País.

Ótimos treinos!!!

Postagens Relacionadas

Chi Chi Chi Lê Lê Lê! Bem aqui do lado, no Chile, no próximo domingo acontece uma das principais maratonas do mundo: a Maratona de Santiago. É a única que possui o selo da ...
Correr uma prova e conhecer um cartão postal mineiro A 19ª Corrida Internacional da Pampulha já tem data marcada: 3 de dezembro com percurso de 17,8 km em volta da Lagoa da Pampulha, ponto turístico de B...
Corrida de montanha e sua realização A corrida de montanha tem ganhado cada vez mais adeptos !! Diferente da corrida no asfalto, onde a competitividade impera, parece que os corredores de...
Corrida sem linha de chegada???? Sim!!! E  acontecerá pela quarta vez no Brasil, a Wings For Life World Run desafia e agrega todos os perfis de competidores, sendo uma opção tanto ...