Vamos falar de corrida e conscientização – a prevenção ao Câncer de Mama

Corrida e conscientização estão sempre juntos! Por isto vamos conversar sobre a campanha anual para prevenção de câncer de mama, chamada “Outubro Rosa”. O movimento, que dura o mês inteiro, busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer pois as estatísticas mostram que esse tipo de câncer é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

A CAMPANHA OUTUBRO ROSA

A Campanha “Outubro Rosa” é conhecida internacionalmente, e o objetivo da campanha  é chamar a atenção da sociedade para as ações preventivas de cuidados com a saúde e contra a doença.

O nome “Outubro Rosa” é uma referência ao símbolo da luta contra o câncer de mama: um laço rosa. O movimento começou nos EUA, aonde ações isoladas, referentes ao câncer de mama, eram realizadas no mês de Outubro. Logo, esse se tornou o mês nacional do câncer de mama por lá.

Aqui no Brasil, a primeira manifestação ocorreu em Santos, em maio do 2008, quando o Instituto Neo Mama iluminou o Forte da Barra de cor-de-rosa, em homenagem ao dia das mães e ao dia estadual da prevenção contra o câncer de mama. Hoje, o projeto ganhou notoriedade pelo país e essa conscientização é muito importante, já que a doença não tem prevenção, tornando necessário o diagnóstico precoce.

Mas, a ideia não é se preocupar com a doença apenas no mês de Outubro, e sim se preocupar sempre com a qualidade de vida das mulheres ao longo de todo ano. É muito importante pensar sobre o assunto e repassar para todas as mulheres.

CORRIDA COMO AUXÍLIO NA PREVENÇÃO DO CANCER DE MAMA

Lembrando que, a atividade física regular, como a corrida, especificamente, é das mais fortes ferramentas contra os riscos da vida sedentária, um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares e, confirmadamente, para o surgimento do câncer de mama, entre outros.

As atividades aeróbicas têm ação direta, seja no bem estar físico como o estado psicológico das mulheres que fizeram quimioterapia e (ou só) cirurgia de qualquer abrangência, e foram consideradas curadas ou então mantém tratamento do câncer de mama.

Os exercícios físicos aeróbicos – como a corrida, combinados com os de fortalecimento e manutenção da potência muscular, no mínimo, reduzem a indesejável perda de força dos sedentários, que se acentua com o avançar da idade. Assim, pode-se dizer que a corrida é poderosa arma contra os riscos da vida sedentária, um dos principais fatores de risco para o surgimento do câncer de mama.

No âmbito esportivo, o movimento dá nome a várias provas de pedestrianismo que fazem questão de homenagear as mulheres e ajudar no combate ao câncer de mama. Vários entidades em vários estados promovem eventos durante o mês de outubro para conscientizar a população sobre a importância de prevenir a doença.

BUSQUE EVENTOS E PATROCINE A CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA

Os eventos contam com distâncias de corrida de 5 e 10 Km, e caminhada de 3 e 5 km pelo Brasil, além de kits super bacanas, e valores camaradas como  SP PINK RUN  que está com as inscrições esgotadas!

Procure eventos em sua região, alguns organizadores revertem 100% do valor arrecadado a instituições, e outras doam parte a entidades engajadas nesta luta, como confecção de perucas para meninas e mulheres.

Se não deu tempo de fazer a inscrição, fique de olho para os eventos em 2018. Quem participa, mais do que lutar pelo pódio de chegada, luta pela conscientização sobre o câncer de mama, e a importância da realização do autoexame para a detecção precoce do tipo de câncer que mais mata as mulheres no País.

Ótimos treinos!!!

Postagens Relacionadas

Inhotim, o melhor passeio que você ainda não fez! Não, não vou falar de turismo aqui. Mesmo porque, o que há de novo para dizer sobre Inhotim que ninguém tenha dito antes? Visitou, deslumbrou. Tod...
Correr uma prova e conhecer um cartão postal mineiro A 19ª Corrida Internacional da Pampulha já tem data marcada: 3 de dezembro com percurso de 17,8 km em volta da Lagoa da Pampulha, ponto turístico de B...
Corrida de montanha e sua realização A corrida de montanha tem ganhado cada vez mais adeptos !! Diferente da corrida no asfalto, onde a competitividade impera, parece que os corredores de...
Quer saber como foi a mais charmosa corrida femina de SP… W21K: Asics Women’s Half Marathon? Então vou te contar.....a W21k Asics realizada no dia 16 outubro, foi uma verdadeira celebração em homenagem às mulheres. Em sua terceira edição, a Me...