Falando de mitos que influenciam os corredores!

Cuidado com alguns mitos relacionados a corrida que podem atrapalhar e lesionar quem busca iniciar-se nesta atividade esportiva! Neste post vamos falar de mitos que influenciam os corredores:

1 – Me disseram que correr com agasalho ou com saco plástico acentua a perda de peso?

Mito muito comum para corredores iniciantes: acreditam que correr com saco plástico ou agasalho (no calor logicamente), queima gordura e ajuda a emagrecer. Não queima nada, e ainda desidrata o corredor pelo superaquecimento do corpo. Quer perder? consulte o nutricionista, mantenha atividade física regular (a corrida é a melhor destas para perda de peso, e faça reeducação alimentar.

 

2 – Me falaram que correr no sol do meio dia aumenta minha resistência na corrida?

Correr em temperatura elevadas (imagina o sol do meio dia em um dia quente!), compromete o seu rendimento no dia do treino, e nos demais, e pode causar o superaquecimento do corpo – hipotensão, além de queimaduras se você não usa adequadamente o protetor solar.

Pode ocorrer, entretanto, que o atleta esta se preparando para corridas mais longas (mais de 8 horas), e que estará exposto ao calor excessivo durante a prova, e neste caso precisa treinar com temperaturas mais quentes. Porém, mesmo neste caso a adaptação precisa ser progressiva.

3 – Me disseram que correr detona o joelho e articulações?

Toda atividade física sujeita seus praticantes a algum tipo de lesão, por conta do estresse muscular. A corrida não é diferente. Entretanto, com acompanhamento médico e de um profissional de educação física (assessoria esportiva ou personal), somado ao fortalecimento muscular e a consciência dos limites do seu corpo, reduz a probabilidade de lesões que afaste o corredor por longo tempo ou permanentemente das pistas.

4 – Estou grávida posso continuar a correr?

Este é um “meio mito”! se não é corredora, ou estiver iniciando convém evitar a corrida, e fazer exercícios de baixo impacto. Mas, se já é corredora, busque orientação médica para suporte dos seus treinos, e mantenha um ritmo menor e com distâncias reduzidas, até que a barriga dê sinais de incomodo o que sinaliza que você precisa parar.

5 – Quanto mais fortão estiver mais irei correr!

É outro “meio mito”! Se você quer fazer uma prova rápida ou baixar tempo em seus treinos, quanto mais leve estiver, maior a probabilidade de alcançar este ritmo mais veloz. Massa muscular é importante para evitar lesões, e melhorar a resistência do corredor.

Esclarecidas suas dúvidas? Quer saber mais? Comente sobre dúvidas que você tem sobre corrida para que possamos esclarecer mais sobre esta atividade esportiva prazerosa e saudável.

Bons treinos e Provas. 

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