E como tratar as cãimbras durante uma prova ou treino??

download-1

E quem nunca sentiu aquela fisgada principalmente durante um treino longo ou uma prova, que atire a primeira pedra!

Logo após a fisgada vem um “desespero”!! Você se dá conta que pode faltar muitos kms pela frente, que a prova já está quase no final ou simplesmente aquele pensamento: porque justo agora a câimbra apareceu? Ou simplesmente, já era a prova! Como saio dessa??

 

images-5

Principalmente durante a atividade intensa, essas fisgadas aparecem na musculatura, e pode ter certeza, ela pode até impedi-la de continuar correndo.

As cãibras são contrações musculares involuntárias, que podem ser causadas por desidratação, falta de sais minerais como potássio e sódio ou simplesmente fadiga.

 

Também existem outros motivos que podem levar as câimbras. A deficiência de algumas vitaminas, em especial as do complexo B, uso de medicamentos diuréticos (que podem levar a perda do potássio) ou simplesmente aquela pessoa que nunca correu e resolve da noite para o dia correr, sem preparo nem fortalecimento.

images-1A melhor prevenção para essas contrações musculares é você ter uma dieta balanceada, e acima de tudo manter esses músculos bem alongados. A hidratação é essencial, reposição de glicose, ou seja, nos horários estabelecidos durante a pratica da corrida, repor água, sais minerais e glicose, o que muitas vezes um isotônico cumpre bem esse papel, bem como o gel em conjunto com a água.

 

download-2

É importante a reposição de potássio, o que encontramos facilmente na banana, que além de tudo é prática para levar consigo, e descascar. Nela você já tem uma excelente fonte de potássio e glicose.

 

 

images-7Como temos conhecimento, a base para uma boa dieta consiste em comer frutas, verduras e legumes, que já são fontes naturais de vitaminas e sais minerais. É importante que seu prato tenha vários grupos alimentares, aquele “prato colorido” que trazem tudo que nosso corpo necessita e ajuda na manutenção do peso.

 

728px-beat-marathon-muscle-cramps-step-1

O alongamento tem suma importância na prática diária, mas no momento da câimbra, é importante que você faça o movimento no sentido oposto da contração. Uma câimbra na panturrilha por exemplo, para revertê-la é importante que você alongue o pé para trás, no movimento contrário a flexão.

10704124_913476582010594_5578216668960834912_n

 

E uma coisa é certa, se no meio da prova a câimbra aparecer, o correto é alongar; e após o alongamento, a tendência é que você consiga aos poucos retornar num trote e depois correr novamente.

 

Mas fica a dica, vale a pena você se preparar para que não haja surpresas no meio da prova!! Alimente-se com qualidade, uma dieta balanceada e natural muitas vezes suprirá suas necessidades, fortaleça seu corpo como um todo, membros superiores e inferiores e priorize o alongamento nas suas atividades diárias. Seu corpo agradece!!

 

 

 

Postagens Relacionadas

É o habito que traz mudanças Por que correr, por que meditar, e por que falar disso agora? Porque 2017 ja está quase rendendo 2016, e eu te pergunto: como estão seus hábitos??? ...
Por que tanto sacrifício? “Você é louca!" Essa é a exclamação mais frequente ouvida por quem convive com as dores e delícias da corrida, principalmente MARATONAS. A maratona...
Evite (e supere) as lesões mais comuns da corrida Correr é um ótimo esporte. Além de gostoso e do enorme bem estar que a corrida proporciona, nós corredores temos muitos benefícios principalmente card...
Envelhecemos naturalmente e aceleramos com a corrida??? Ja ouvi algumas vezes, daqueles que não querem correr (entre outros inúmeros motivos, e os respeito) que “correr envelhece” e “que deixa as pessoas fe...
  • Paulo Sergio Miranda Mendonça

    E não tem coisa pior que correr com após ter uma caibrã! o ideal é prevenir mesmo!