E a “maratona” de São Silvestre, já participou?

captura-de-tela-2016-11-13-as-20-28-35A Corrida de São Silvestre é o mito das corridas no Brasil. Milhares de pessoas envolvidas na mesma festa, com percurso de 15km de subidas e descidas, transmitida pela rede Globo.

Você pode fazer um ironman, correr uma ultramaratona ou tantas outras provas legais que tem por ai mas mesmo assim alguém vai perguntar: “Você já fez a maratona de    São Silvestre?” Fala a verdade???

E quando sua resposta for não (para quem nunca correu), virá sensação de que todos os milhares de quilômetros percorridos em sua vida não tiveram valor, afinal você não fez a Corrida de São Silvestre, ou melhor…a ”maratona” de São Silvestre.

Claro, são leigos que a chamam de maratona mas até você explicar que as corridas de rua são divididas em 5km, 10k, 21km (meia maratona) e 42km (esta sim uma maratona), e que a São Silvestre tem a distância de 15km apenas, certamente você já ficou falando sozinho.

A largada sempre na Avenida Paulista, próxima ao MASP, e é feita em etapas. O pelotão de elite feminino larga às 8h40 e, em seguida, às 9h, será a vez do pelotão de elite masculino, do pelotão especial (masculino e feminino), e dos atletas em geral, esses, os que fazem a verdadeira festa pelas ruas de São Paulo. Esse é a maior dificuldade em correr a Sao Silvestre: o horário da largada para os pobres mortais.

image-1

A prova poderia largar mais cedo (8 e não 9 da manhã)? Poderia, mas e a graça de receber o povo do bate-volta? Que lotam vans, ônibus, tudo para correr e voltar para casa para a passagem do ano.

A chegada acontece na mesma Avenida Paulista, número 900, em frente ao Edifício Cásper Líbero ( jornalista e idealizador da Sao Silvestre).

Fico feliz em ter a vivência de ter corrido a São Silvestre em duas edições (89 e 91). A São Silvestre é a maior corrida de rua da América Latina, e uma prova sem igual. Superlativa em tudo!!! É marcante para quem participa e quem assiste. Eu sempre acompanhei pela TV, e morria de vontade de participar mesmo não correndo ainda. Quando participei, vivi intensamente o clima da prova lá de dentro, do olho do furacão…uma sensação indescritível, a largada arrepia!!!.

img-20161112-wa0007

image

Sobre a prova… os 15 km, para quem está treinado, não assustam. Porém, em meio a tanta gente – um verdadeiro mar de calor humano – e às altas temperaturas, próprias da estação, fervilhando no concreto de São Paulo, o calor é realmente um fator a ser considerado. É preciso concentração e hidratação para curtir a prova, e 15km não exigem nutrição especial!

captura-de-tela-2016-11-13-as-18-54-44É impossível não se falar da largada embolada. Entra ano, sai ano, a São Silvestre cresce, e a situação da largada, obviamente, só piora.  Mas, relaxa que depois de vários kms você encontra seu ritmo, e o clima festivo entre público e corredores é contagiante. A medalha é sempre linda e bem trabalhada,  portanto runner… vale a pena fazer essa prova ao menos uma vez na vida!!!
dsc_1064

Aos amigos e leitores que irão participar da Corrida de São Silvestre no próximo dia 31 de Dezembro, sintam-se privilegiados de estarem ali e façam a festa acontecer!

Todos os detalhes da prova estão no site oficial, que está super completo.

Postagens Relacionadas

35ª Volta ao Cristo de Poços de Caldas E estão abertas as inscrições da 35ª VOLTA AO CRISTO DE POÇOS DE CALDAS!! Uma prova dura, "cascuda" como eu a chamo, mas com uma energia que não se me...
Corrida de montanha e sua realização A corrida de montanha tem ganhado cada vez mais adeptos !! Diferente da corrida no asfalto, onde a competitividade impera, parece que os corredores de...
Correr em montanha é muito mais que trocar o tênis de asfalto por tênis de trilhas Simmmm é exatamente isso que uma corredora de asfalto, empresária, mãe de 03 filhas (22 anos, 21 anos e uma bebê de 8 mêses), e agora apaixonada por c...
Maratona de Santiago 2017 Atenção corredores de plantão, está aberta as inscrições para a Maratona de Santiago – 2017, no Chile, corra e faça logo sua inscrição, pois as vagas ...