Dormir é tão importante quanto treinar

Você treina arduamente, se alimenta de forma correta e regrada, mas seu desempenho parece não estar correspondendo com sua dedicação.

É preciso estar atento a um fator fundamental que pode fazer com que todo o empenho seja em vão: o sono. Somado aos outros dois fatores, ele forma a trilogia que é a base para quem pratica corrida (ou qualquer outra atividade física) e almeja ganhos em termos de performance e saúde – TREINO, ALIMENTAÇÃO E DESCANSO.

 

RECEITA SIMPLES: DURMA UMA HORA A MAIS!

Se você é um atleta de elite ou um guerreiro de final de semana, dormir o suficiente é essencial por uma série de razões. Não há como definir de forma geral quantas horas de sono são necessárias, porque o tempo de descanso varia de um indivíduo para outro. Algumas pessoas precisam dormir entre 8 e 10 horas por noite para se sentirem dispostas. Já outras conseguem se recuperar bem com menos de 6 horas. Eu sou desse time que dorme pouco!

Assim como os atletas precisam de mais calorias do que a maioria das pessoas quando estão em treinamento, também precisam de mais sono, pois todo o stress e as práticas esgotantes necessitam de mais tempo para se recuperar. O ideal é dormir  uma hora a mais. Alguns atletas gerenciam isso dormindo um hora  mais cedo ou um cochilo a tarde pode ajudar.

A maioria dos atletas – e as pessoas em geral subestimam a importância do sono.  Não dormir o suficiente tem um grande impacto sobre o que está acontecendo dentro do seu corpo. O sono é o momento em que nosso corpo se regenera, se não  conseguimos dormir o suficiente, não teremos um bom desempenho.

O QUE EU GANHO DORMINDO BEM?

Vejam duas razões importantes para cair nos braços de Morpheus  mais cedo:

– Aumento de energia – impacto na resistência e reflexo

A privação de sono reduz a capacidade do seu corpo para armazenar glicogênio – energia que você precisa durante provas de resistência e piora a tomada de decisões e reflexos. Estudos têm mostrado que os atletas que não dormem o suficiente são piores na tomada de decisões em frações de segundo e são menos precisos.

– Redução de lesões e regeneração muscular

Não dormir o suficiente pode aumentar os níveis de cortisol, um hormônio do estresse que pode retardar a cura, aumentam o risco de lesões, e piorar memória. Ele também reduz os níveis de hormônio do crescimento, que ajuda a reparar o corpo, além de engordar.

Quando dormimos o corpo libera também o GH (Growth Hormone ou Hormônio do Crescimento), responsáveis pela regeneração dos músculos, de modo que uma noite mal dormida pode colocar tudo a perder. Se você não dorme direito, não há uma recuperação adequada. A incidência do problema por um longo período pode levar a uma alteração no desempenho, maior predisposição a lesões e até mesmo overtraining.

Portanto, dormir bem melhora o desempenho, aumenta a sua resistência a resfriados, reduz a dor, melhora a memória, e ajuda na perda de peso. Nenhuma droga maravilhosa tem mais benefícios – para ir bem em competições ou na vida – do que uma hora extra de sono.

DICAS:

Treinos de grande volume e intensidade exigem mais tempo de sono para recuperação. Então é melhor que você programe esses treinos para os dias em que  poderá dormir mais horas.

A mente e corpo adoram rotinas, pode acreditar. Jantar e ir para a cama no mesmo horário aproximado todos os dias irá ajudar o relógio do seu organismo, então seu corpo e mente automaticamente desligarão no mesmo horário cada noite.

Bons sonhos e ótimos treinos!!!

 

 

 

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