Como criar uma assessoria de corrida bem sucedida!

Quando falamos em assessorias esportivas, a primeira imagem que nos vem a cabeça é das tradicionais tendas nos parques e provas, com frutas, colchonetes, água e treinador, umas mais abastadas, outras menos. captura-de-tela-2016-12-20-as-23-40-05 É sobre este assunto que este post irá falar um pouco, sobre assessorias de corrida, mas vale tranquilamente também para academias de ginástica. Será abordado um pouco de estratégia e marketing para mostrar que não é só juntar um grupo de corredores, distribuir planilhas e correr para o abraço. É um NEGÓCIO. E como tal exige talento de gestão, somado a capacidade de educador físico e fisiologista.

captura-de-tela-2016-12-20-as-23-46-38A estratégia, que vem antes de se pensar em um plano de negócio (formal ou mental), que todos fazemos. Sinteticamente, em termos de estratégia tem-se três opções:

  1. cobrar barato e encher de alunos;
  2. cobrar caro e ter menos alunos;

3. focar em um nicho que pode ser obesos, idosos, elite….

Se tentar misturar estas três, vai ter problema!

captura-de-tela-2016-12-20-as-23-34-51Escolhida a estratégia,  é hora de segmentar os alunos. Precisa-se dividi-los conforme os seus estágios – sedentário, esforçado e elite! E dentro de cada uma destas divisões, fazer outras tantas, pois os alunos são diferentes em seus estágios de prontidão para a corrida, do tempo disponível, do esforço que aguentam e de vontade de participar de provas ou só treinar. As planilhas precisam refletir estas variações. Então, nao vale uma planilha genérica, ou tipo “copi/cola”

Segmentado o grupo, é hora de oferecer o produto – os treinos e o acompanhamento fisiológico dos alunos. Isto mesmo, é preciso ter conhecimentos em fisiologia do esporte (nem todos os professores parecem ter), para verificar postura, uso da musculatura, passadas….., para que o aluno se desenvolva na sua capacidade estrutural e o pace. E evoluir que é o desejo de todos!!!

captura-de-tela-2016-12-20-as-23-49-46As planilhas e a estrutura para treino e provas, são acessórios importantes, mas somente isto! O mais importante é o acompanhamento do aluno antes, durante e depois dos treinos e provas, como se fosse um “pós venda”. Este é o serviço que é comprado pelos alunos. A maior parte dos alunos estão na categoria sedentários em busca de saúde, e esforçados querendo endorfina e tornar-se elite. Ou seja, pessoas que trabalham 60 horas por semana, viajam, tem família, gostam de uma cervejinha, ou seja pessoas comuns. O mais difícil para elas é manter o rigor que é preciso ter para se dedicar a corrida. Todos buscam a alegria, o companheirismo do grupo, e a atenção do treinador.

captura-de-tela-2016-12-20-as-23-45-53E alguns vão ficar pelo caminho. Grande parte por insucesso da assessoria de mantê-lo perseverante e focado no seu avanço na corrida! Na maior parte das vezes houve uma falha nas etapas anteriores – estratégia, segmentação, oferta do produto adequado e relacionamento. Estas são as estratégias que a assessoria precisa desenvolver para conseguir aumentar o número de alunos, ir bem nas provas e manter os alunos ao longo das temporadas, e principalmente fidelidade. O que mais se vê são alunos trocando de assessorias em busca de atenção mais personalizada e melhoria na sua capacidade para corrida. Por isso passa por varias assessorias, e o problema se repete.

Ser bom em sua profissão não torna o sujeito bem-sucedido em negócios. Assessorias de corrida e academias são modelos de negócios que precisam ser melhor desenvolvidos. Não dá mais para administrar estes negócios apenas com base em sua capacidade de educador físico.

 

img_3464

 

 

 

 

Paulo Miranda é corredor, especialista em marketing esportivo, e amigo do blog das CORREDORAS.

 

Postagens Relacionadas

A maratona mais bonita do Brasil: inscrições esgotadas mas vamos falar dela A Maratona do Rio é considerada uma das provas mais bonitas do planeta e está incluída na lista das 30 melhores maratonas do mundo.   ...
VOCÊ JA CORREU A MEIA MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO??? E vamos falar sobre a Meia Maratona de São Paulo... A prova esta incluída entre as maiores do Brasil.  O título “Maiores do Brasil” foi atribuí...
A mulher e a corrida O numero de mulheres que praticam corrida em provas amadoras tem aumentado significativamente. O perfil das corredoras é bastante amplo e reúne t...