Chocolate x Corrida

É rara a pessoa que não gosta de chocolate ou de pelo menos um produto que tenha cacau, na sua forma mais pura ou na forma de chocolate e subprodutos. A matéria prima – cacau tem benefícios mais do que reconhecidos na saúde humana, mas o que pode fazer por si e de que forma pode inseri-lo na alimentação?

captura-de-tela-2016-11-24-as-17-12-27O cacau em pó, alcalinizado e simples (sem nada mais adicionado) é uma fonte por excelência de: Fibra; Vitaminas do complexo B (B2, B6, Ácido fólico, B5); Magnésio; Fósforo; Potássio; Cobre; Selénio e Manganês.
Mas, além do teor de vitaminas e minerais, o cacau é rico em compostos designados flavonóides, especificamente compostos como procianidinas e catequinas com inúmeros benefícios na saúde humana: Anti-inflamatórios, Antioxidantes, Cardioprotectores, Anti-cancerígenos e Anti-diabéticos.

E onde entra o chocolate na vida de um corredor????

O grande problema do chocolate prende-se com o seu elevado valor energético devido à adição de açúcar, leite e por vezes gordura adicional. No entanto, se você corre, e tem cuidados com a alimentação regularmente, pode e deve incluir uma porção moderada de chocolate diariamente. Algumas dicas:

  • Prefira um chocolate com pelo menos 70% de cacau, caso contrario estará ingerindo principalmente açúcar e gordura;
  • Ingira entre 2 e 4 quadrados pequenos diariamente (10 a 20g);
  • Sempre que possível escolha um chocolate de qualidade e produzido com certificação de cacau proveniente de comércio justo;
  • Evite o chocolate dito branco, esse sim sem valor nutricional de interesse pela quase completa ausência de cacau nos seus ingredientes.

Vale lembrar que o cacau é também uma fonte de estimulantes – a teobromina, o que ajuda a melhorar o seu foco e concentração para o esforço físico, e diminuir a percepção de esforço….Taí gostei da ideia!!!
Além do já famoso estudo do leite com chocolate, a utilização de cacau pós treino parece diminuir a sensação de dor e fadiga muscular, embora não pareça ter efeito nas proteínas inflamatórias pós-esforço. Isso não sou eu falando…esta comprovado cientificamente neste artigo: J Strength Cond Res. 2010;24(8):2203-10

Também é uma boa fonte de hidratos de carbono, e por isso pode ser uma fonte interessante e saborosa para promover a reposição do glicogénio muscular pós-esforço em treinos e provas.

chocolate-5Se você corre, o chocolate não lhe pode meter medo, mas também não se entupa de chocolate né!!! Saiba que cerca de 45 minutos de corrida moderada queimam facilmente 50g de um saboroso chocolate.  Mas, lembre-se, querido runner, se você gosta de chocolate, coma chocolate como fonte de cacau e não subprodutos (ex:. Bolachas, cereais, etc.), porque o teor de cacau é mínimo, e com isso perde também os seus benefícios. Só para constar, existe sim uma corrida de rua com o tema chocolate: É o Circuito Cacau Running (http://www.cacaurunning.com.br/), idealizada para estimular a prática de atividades físicas, o turismo local e resgatar a cultura da Região Cacaueira em Ilhéus na Bahia. Corrida tambem é cultura!!!

Bons treinos, e desguste sem culpas!!!!