Chi Chi Chi Lê Lê Lê!

Bem aqui do lado, no Chile, no próximo domingo acontece uma das principais maratonas do mundo: a Maratona de Santiago. É a única que possui o selo da Internacional Association of Athletics Federations (IAAF), o que faz dela uma das melhores provas na distância realizada no nosso continente. E já começo afirmando uma coisa: que lugar maravilhoso para fazer maraturismo!

Terra linda, povo gentil, cortês, educado, prestativo, hospitaleiro… Cidade segura, limpa, transporte público eficiente, comidas maravilhosas. Mas por outro lado, Santiago é uma cidade com um alto nível de poluição em função de sua localização geográfica, situada numa espécie de vale rodeado pelas Cordilheiras (sensação incrível em correr e ver cordilheiras ao mesmo tempo). Além disso, possui um clima bem seco, agravado nessa época pela falta de chuvas.

Então vamos ao que interessa:  a maratona – F A N T Á S T I C A!!! Participei da edição de 2015, minha primeira maratona e fiquei surpresa com a grande participação, e o apoio da comunidade local durante o percurso inteiro: muita animação, bandas pelo percurso, etc.

A prova, uma das mais populares entre os corredores brasileiros no exterior, nesta edição terá 30.000 corredores pelas ruas da capital chilena nas três provas: 42k, 21k e 10k. E se você pretende incluir uma das provas no seu calendário em 2018, saiba que tem uma ótima organização desde que a Adidas, passou a promover o evento, há 5 anos e tem patrocínio também da Gatorade e Entel . A retirada do kit é no mercado central de Santiago, local da gigante exporunning (Estação Machopo) com mega organização. Não pude deixar de comparar a estrutura do evento com grandes provas aqui do Brasil, que muitas vezes pecam em diversos aspectos: retirada do kit em locais distantes ou de difícil acesso, filas enormes e kit pobre pelo valor da inscrição ou nenhum atrativo na retirada. Aprendam Yescom, Iguana Sports, São Silvestre e cia!

O percurso é favorável, semi plano e agradável graças à sombra em 2/3 do trajeto, enquanto a temperatura foi apenas razoável, pois quando eu fiz a maratona, a largada estava em torno de  17 graus e chegando a 27 no final. O tempo seco te faz terminar a prova como se não tivesse corrido. Mas por outro lado o abastecimento no percurso foi ruim para a secura do dia, e porque a água é dada em copos abertos, acreditem com 2 dedos de água (inicialmente a cada 5 km e depois a cada 3 km, na maratona), não permitindo se levar depois do posto de abastecimento, como acontece no Brasil, onde recebemos copos fechados (acho que só aqui temos essa opção), ou garrafinhas de água. Confesso que passei sede!!!  Isotônicos também eram oferecidos em copos abertos. Este foi o único defeito da prova, que constatei.  Havia, ainda, 2 pontos de distribuição de gel (GU), nem usei os meus que havia levado.

A largada separada para as 3 distâncias em baias por pace (e você só tem acesso mediante número do peito), que indica seu pace. Emocionante a participação dos populares. Em alguns pontos, inclusive, dando copos de águas aos participantes (eu peguei porque havia passado em um ponto de hidratação que não tinha água, acreditem!!!!).

Mas é isso, Maratona de Santigo é simplesmente belíssima!!!!

Dica importante: vá de metrô para a largada! Para você ter uma ideia, na mesma avenida da largada da prova tem 5 estações de metrô. A Maratona faz um circuito que fica fechado e é proibido o tráfego de veículos, portanto, não pense em ir de taxi ou de ônibus, somente metrô! Apesar de o metrô abrir as portas as 6h da manhã, as bilheterias estão fechadas e só abrem às 8h. Então você deve comprar os bilhetes no dia anterior, se não já era a sua Maratona!

Outra dica: passe manteiga de cacau nos lábios, eles irão rachar pelo clima seco!!!  Tire uma semana para passear em Santiago depois da prova. A cidade é linda e vale a pena conhecer com mais tempo, inclusive locais vizinhos como Valle Nevado, Valparaíso e Viña Del Mar (fiquei morrendo de vontade de ficar por lá).

Para quem vai correr, uma excelente prova!!!

Postagens Relacionadas

Está fazendo cofrinho e planejando uma Marathon Major???? Já estamos quase no meio do ano, mas nunca é tarde para começar a pensar nas provas que se encaixam no seu orçamento e calendário para o próximo ano, ...
Run4Kids une corrida e ação solidária em Ribeirão Preto Nós do blogdascorredoras apoiamos a iniciativa da nossa colega e amante da corrida de rua Ludmila Puntel, que teve uma ideia muito bacana  em unir...
Por quê as provas de corrida de rua são tão caras? Você acha que as inscrições das corridas estão muito caras? Vamos explicar neste post a razão destes valores, e por que é importante uma boa estrutura...
Maratona sub 3h? Sim você pode, aprenda comigo!!! Definitivamente, esse número são para poucos, ou melhor dizendo, são para poucas. Eu vou nascer de novo e trazer no meu DNA, características de força...