Bermudas de compressão e sua utilidade

Neste grande universo da corrida de rua, há alguns itens que se adentraram e estão caindo no gosto dos usuários cada dia mais.

Apesar de alguns corredores ou alguns atletas não conseguirem entender o real significado de cada material ou cada produto, tornaram-se usuários e consumidores fiéis de algumas marcas, usufruindo dos seus benefícios. Estou falando das roupas de compressão. Dificilmente, um atleta, na grande maioria de longa distância, não teve ou não terá uma roupa de compressão, seja ela bermuda, calça, manguito ou meia .

O mercado está repleto de marcas dos mais variados preços, e percebemos que cada um escolhe seu item de acordo não só com o que lhe cai bem, mas devido a sua modelagem, design no corpo. É tipo aquela peça que combina mais com você! Mas será que todas as marcas desempenham o papel a que se propõem?

Qual a real utilidade desse material diferenciado no seu corpo? Por que tantas pessoas têm optado por usar esse material não só em treinos, mas especialmente em provas?

Por isso precisamos saber o que são as roupas de compressão. São tecidos especialmente desenvolvidos com uma quantidade de poliamida e elastano, o que os faz altamente elásticos. O que não podemos dizer que são pura e simplesmente uma lycra qualquer: esse material é pensado para aprimorar o fluxo sanguíneo, por isso são tecidos desenvolvidos para essa finalidade específica.
compressão 1

 

Quais são seus benefícios?

Os benefícios das roupas de compressão estão ligados à estrutura do tecido, que minimiza a vibração muscular, retarda a fadiga e minimiza os micro- traumas a que o corpo se submete durante a prática esportiva, especialmente de longa duração, seja ela corrida, bike ou natação. As roupas de compressão não impedem a flexibilidade do atleta nem o próprio gasto de energia. Ao contrário, favorecem a recuperação da musculatura após um treino longo e extenuante.

 

O que devo levar em consideração quando for escolher minha peça?

O material deve ser respirável, de boa qualidade, que evapore o suor e não acumule água. Deve promover uma compressão uniforme ao corpo, nem mais nem menos. Na elaboração dessas bermudas, sabemos que é pensado o porquê e para que há determinados recortes, comprimento, elásticos, cordões, etc. Tudo isso, como um conjunto, cumprirá seu papel principal: a compressão de determinadas áreas, ajudando na sua recuperação e fadiga. Uma peça única e exclusivamente justa por si só, não produz o efeito de compressão desejado.

Compressão 2

Postagens Relacionadas

Emagrecimento e a corrida de rua   Uma coisa é fato, quando você começa a correr, uma coisa mágica parece que acontece. Naturalmente, quando você diminui a ingestão de cal...
Você também tem dificuldade com este amigo do peito? Uma das maiores preocupações das mulheres que praticam corrida é a sustentação dos seios durante a atividade física. Mas qual o melhor top para pra...
A importância da musculação para os corredores de rua Esse ano, após a Maratona de Foz do Iguaçu tive uma lesão no joelho, que me afastou dos treinos pós maratona. Treinos básicos e curtos passaram a ser ...
E quem nunca teve uma lesão ocasionada pela corrida? E agora? E quem não teve uma lesão ocasionada pela corrida que atire a primeira pedra! Seja ela por postura errada, excesso de treino, exercícios executad...
  • Paulo Sergio Miranda Mendonça

    Paula, parabéns pelo post. Eu não sabia dos benefícios da bermuda de compressão. Achei que era igual bermuda térmica. Obrigado pelo esclarecimento.

  • Haroldo Nabão

    Tenho a bermuda se compressão e realmente, em corridas longas ajuda muita… Adquiri a bermuda da Just run e foi uma surpresa a qualidade e conforto. Espero em breve adquirir uma calça leg..

  • Pingback: A mulher e a corrida()