Alongar ou Aquecer antes da corrida?

ENTENDENDO A DIFERENÇA

Para saber o que é mais importante – alongar ou aquecer antes da corrida, precisamos saber as diferenças entre estes dois tipos de atividades:

  • o  aquecimento é a repetição de exercícios para aumentar a circulação sangüínea, lubrificar as articulações, aumentar a temperatura corporal, melhorar o desempenho e prevenir lesões, entre outras.
  •  o alongamento é um movimento lento que busca a elasticidade máxima do músculo dentro do limite do corpo. Por exemplo, uma corrida leve é um aquecimento, girar os braços ou flexionar os joelhos e rodar também é. Mas tentar alcançar o pé com as mãos flexionando a coluna para frente é um alongamento, esticar todo o corpo para cima e ficar na ponta do pé também.

Entre os corredores, mesmo experientes, existem sempre inúmeras dúvidas acerca do melhor trabalho a realizar para preparar a musculatura do nosso corpo para a corrida. Existem os que nada fazem ou os que realizam alongamentos estáticos como forma supostamente eficaz de prevenção de lesões.

 

ALONGAMENTO MELHORA O DESEMPENHO EM CORRIDA

Uma das maiores falhas que corredores de rua cometem é não fazer educativos de corrida, e por consequência não realizar os alongamentos. Alongar é aumentar a distância entre dois pontos da mesma musculatura. O alongamento proporciona aos músculos elasticidade, e a você, involuntariamente, flexibilidade.

Só para se ter uma ideia de que não é bobagem alongar, alguém que corre uma maratona chega a dar em média 28.000 passadas. Supondo que esse corredor se alongue frequentemente, o resultado é que ele conseguirá ampliar as passadas. Por exemplo: se o competidor aumentar 2 cm em cada passo, cruzará a linha de chegada 560 metros à frente sem esforço extra, graças a flexibilidade adquirida com exercícios de alongamento.

IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO ANTES DO ALONGAMENTO

É unanime, segundo os especialistas da área: fazer apenas o alongamento é um grande erro na prática do esporte em geral,  forçar a musculatura sem um preparo prévio pode incorrer em traumas, e principalmente, distensão muscular. Somente quando o corpo já está aquecido, ele torna-se mais flexível e elástico. Depois dessa fase pode-se fazer alongamentos.

Tanto aquecimento quanto desaquecimento são importantíssimos aos atletas, mas infelizmente por preguiça ou mesmo falta de tempo são esquecidos pelos atletas. Eu, particularmente não gosto e raramente o faço. Até aparecerem as lesões…

Parece bobagem mas, trotar por uns 10 minutos bem leve e depois 5 minutos de alongamento, fazem toda a diferença. Por que trotar antes de alongar? Pelo fato de que se você estiver em um dia muito frio o trote ajudará a aquecer a musculatura facilitando o alongamento, evitando assim um possível estiramento ao alongar. Foi exatamente num dia frio , nos primeiros 5km de uma meia maratona que tive um estiramento do gastrocnêmio e meses parada. Apenas alongar antes da corrida definitivamente não previne lesões.

AQUECIMENTO E ALONGAMENTO: DOIS ITENS ESSENCIAIS PARA EVITAR LESÕES

Alongamentos dinâmicos, exercícios de mobilidade e trabalho de agilidade, reduzem o risco de lesões. É o que a sua assessoria deveria lhe proporcionar ou na sua academia incluir. A maior parte dos atletas profissionais realizam estes exercícios para preparar melhor o corpo e correr mais rápido.

Por um lado, não há comprovação cientifica de que somente exercícios de alongamento antes da corrida evitam que o atleta se machuque. E também sabe-se que poucos atletas precisam de flexibilidade extrema para melhora do seu desempenho.

Portanto musculação/fortalecimento, aquecimento e alongamento, nesta ordem, previnem de fato as lesões. Corredor precisa tornar isso um hábito. É que estou tentando fazer….pois via de regra, atletas que fazem estes exercícios estão menos propensos a lesões articulares e musculares.

Como dica para um aquecimento eficaz, recomendo o vídeo a seguir. Inclui na minha rotina de treino é super simples. O faço até na esteira. O vídeo está em inglês, porém, os exercícios são bastante fáceis de compreender.

 

Resumindo…..

BENEFÍCIOS DO AQUECIMENTO
– Aumenta o fluxo sangüíneo nos músculos
– Lubrifica as articulações
– Melhora a elasticidade dos músculos
– Aumenta a motivação e excitação
– Reduz o potencial de lesões

BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO
– Reduz as chances de distensão nos músculos
– Melhora o desempenho
– Reduz a dor muscular e acelera a recuperação
– Estimula o praticante para o treino
– Permite que os músculos trabalhem a amplitude dos movimentos

Eu aprendi que, é mais importante perder alguns minutos em aquecimento e alongamento, nesta ordem, do que meses parada tratando lesões.

Ótimos treinos!!!

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