O Mito da Glutamina

 

Afinal a Glutamina ajuda o desempenho?

Mesmos os corredores amadores que buscam desempenho precisam utilizar cada vez mais tecnologia na alimentação, vestuário e nos métodos de treinamento. Esta performance muitas vezes é medida por segundos ou centímetros. Um dos suplementos alimentares de maior popularidade entre estes atletas é a Glutamina. É bem fácil entender isso porque o mercado de suplementos se revela um campo fértil de pesquisa e oportunidades comerciais.

Mas afinal o que é a glutamina?

A glutamina é um aminoácido (partículas que formam as proteínas) encontrado no sangue e no tecido muscular e é fundamental para a funcionalidade do sistema imunológico (rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos). Em situações de estresse (cirurgias, queimaduras, câncer, e exercício físico intenso)  a concentração de glutamina no sangue diminui o que pode prejudicar a função imunológica.

Importante repor a Glutamina perdida pelo corpo

Mesmo saudável, o estresse físico constante (exercícios físicos intensos) provoca diminuição da produção e dos níveis da substância em até 50%, e a reposição passa a ser essencial – seja com uma alimentação focada nisso, ou com suplementação. É fácil fazer uma busca no sr. Google a respeito do suplemento GLUTAMINA, mas constatei que a controvérsia é grande. Uns defendem a sua utilização, outros dizem que é totalmente inútil. É importante conhecer a eficácia do produto, pois há uma grande variação de marcas e de valores no mercado brasileiro.

O que diz a ciência sobre o uso da glutamina!

Como atleta amadora, faço uso diário do suplemento para ajudar na recuperação muscular após treino, e auxiliar a manter a imunidade, porém, sempre ouço de médicos que frequento que a glutamina tem efeito placebo. Será? Parece que sim, como Bióloga, fui investigar!!

De acordo com uma pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, a partir de uma revisão sistemática de outros trabalhos, sobre os efeitos da suplementação com glutamina no exercício físico para melhora da performance atlética, concluiu que não há dados suficientes na literatura sugerindo a influência da suplementação de glutamina na performance atlética. Vamos esperar mais estudos com outras modalidades, idades, tipo de uso etc. e consumi-la regularmente e com segurança.

Atleta pode obter Glutamina mediante a seleção de alimentos específicos para sua dieta

Uso da Glutamina não ajuda, então o que usar?

Outra opção, provavelmente melhor, é guardar o dinheiro e investir em um whey e, principalmente, numa dieta adequada que providencie um aporte eficiente de aminoácidos para a recuperação e o desenvolvimento muscular.

Precisamos lembrar também que os suplementos são importantes, mas o uso de produtos de qualidade e funcionais são complementos fundamentais. Os tecidos tecnológicos de compressão são cada vez mais usados para reduzir a fadiga e acelerar a recuperação muscular. Esta funcionalidade, juntamente com suplementos adequados, alimentação e sono torna a performance do corredor cada vez maior!

Bons treinos e provas!

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