Corra mais, melhor e sem lesões fazendo o treino base no início do ano!

Mais um ano começando e planejar seu treino base é fundamental para melhorar seu rendimento e velocidade.

Treino base é uma etapa imprescindível para o início dos treinos do corredor

Quem busca superar seus limites com a corrida sabe que para conseguir um bom rendimento é necessário treino e paciência. Para que você consiga superar novas barreiras – que podem ser aumentar as distâncias percorridas, aumentar sua velocidade, baixar o tempo em alguma prova, ou correr com mais conforto uma distância já corrida – o planejamento do treino é fundamental.

POR QUE PRECISO DO TREINO BASE

Se você treina sozinho ou numa assessoria e não perde um dia de treino, mas a sua evolução na corrida anda meio devagar, e os resultados não melhoram, algo está errado! Usualmente se você responder SIM as perguntas a seguir, já temos a solução para te ajudar.

O PACE NÃO BAIXA? A principal causa costuma ser treinos muito parecidos e correr sempre no mesmo ritmo. Outros pontos que prejudicam o desempenho são descanso insuficiente e o excesso (ou falta) de volume de treinamento.

Resistência aeróbia aumenta com o treino base

SEUS RESULTADOS EM PROVAS SÓ PIORAM? Participar de muitas provas  num determinado período pode atrapalhar bastante a qualidade do treinamento uma vez que em provas você corre em alta intensidade, o que exige um tempo maior de recuperação.

A solução pode ser mais fácil do que você pensava: Treino Base! Resistência aeróbia é a chave para tudo na corrida. E o treino de base é uma das melhores estratégias para que você alcance esse objetivo.

Veja como funciona a periodização de treino de corrida que vai te dar toda a bagagem necessária para você ter um bom desempenho durante as provas ao longo do ano.

TREINO BASE

O ciclo anual de treino normalmente é dividido em três períodos básicos: preparatório, competitivo e transitório. “Todos são muito, muito importantes para a evolução do atleta, sendo o período preparatório  (ou base) o responsável por desenvolver a preparação física, técnica, tática e psicológica do corredor.

Treino base melhora a resistência muscular

Os exercícios de base envolvem flexibilidade, fortalecimento muscular, técnica de corrida com ênfase em velocidade e inserção de atividades voltadas à velocidade e pliometria (saltos), treinos de circuito, treinos de subida, em terrenos irregulares e rodagens de leve intensidade. Lembre-se, uma base bem feita é certeza de um bom ciclo de treinamento.O período preparatório costuma ser feito uma vez ao ano e pode ter duração de 4 semanas.

RESUMINDO, com o treino base vc terá:

Resistência aeróbica, ou seja, a capacidade orgânica geral do corredor, pelo aumento da sua capacidade cardiorrespiratória (trabalho vital para o coração, pulmões e transporte de oxigênio aos músculos), permitindo-lhe suportar maiores cargas de treino com menor fadiga;

– Força muscular, ou seja, aumentar a força dos principais grupos musculares que são exigidos na corrida e, com isso, além de induzir a uma melhora na sustentação da passada do corredor (amplitude e frequência), também promove o fortalecimento geral da musculatura como um meio de prevenção de lesões;

– Velocidade, ou seja, o aumento da velocidade média de deslocamento em distância que pode variar de 200-800 m, cujo intuito é o aumento da tolerância ao esforço e não a velocidade máxima da corrida. Aumentando a tolerância ao esforço, o corredor estará apto a percorrer a sua prova em ritmos mais intensos.

Portanto, a base é tudo!! É gostoso, diferente de tudo que irá fazer durante o ano e passa rapidinho. Todo ano ano eu faço com minha assessoria e em companhia de amigos fica mais divertido.

Veja o video a seguir e inicie seu treinamento e bons treinos!!!