Como devo preparar-me para as provas de 2018

Roupas de compressão ajudam na performance do atleta

Quem gosta de viajar para participar de provas sabe que a programação é fundamental para aproveitar prazos de inscrições, agendar férias, aproveitar promoções de pacotes e passagens, além de claro, a programação propriamente dita da viagem e do que conhecer nos destinos. Por que uma coisa é certa: temos que preparar o calendário, os treinos e o bolso para tanta inscrição!

COMO DEVO PREPARAR-ME PARA AS PROVAS DE 2018

  • Os três primeiros meses do ano são a base de treinamento para o restante do ano. Evite fazer provas nesta época, pois o treinamento de fortalecimento neste período é prioritário e irá garantir todo o ano de competições com o mínimo de lesões.
  • Independentemente se o seu desejo é melhorar nos 10km, 21km ou nos 42km, comece o ano treinando e se desafiando em provas mais curtas. A tendência é que, ao longo do ano você também ganhe performance nas distâncias mais longas.
  • No caso se sua escolha for sua primeira maratona, separe no mínimo quatro meses para ir aumentando seus quilômetros de corrida gradualmente, sem pressa de ser feliz!!!. Só assim poderá definir um plano de treinamentos, e ainda que existam diversos tipos disponíveis na internet é muito importante que você escolha profissionais competentes para montar o seu. Afinal, uma maratona não é brincadeira.
  • Invista em uma ida a um nutrologo logo no início do ano, além de um cardápio de acordo com suas provas, ele irá te pedir uma série de exames. Para emagrecer, ganhar massa magra ou melhorar a performance, quanto mais cedo você começar um trabalho personalizado de reeducação e melhorar na alimentação, mais rápido você vai colher os resultados. A menos que você seja muito certinho a sobreviver das guloseimas de final de ano.
  • Certamente seu treinador ou uma boa planilha irá prever uma divisão do seu calendário entre o primeiro e o segundo semestre. Se você vem de uma lesão, deixe para o segundo semestre o desafio mais ousado, como uma meia ou maratona. Assim, você terá mais tempo de preparação e também de condicionar novamente o seu corpo a adquirir novamente a resistência necessária.
  • Converse com o seu treinador, estabeleça as metas e cumpra-as à risca. Não tem nada mais chato do que você combinar uma coisa e depois mudar de ideia, fazer inscrição para uma prova nada a ver (só porque é barata) e colocar em risco a sua prova alvo, ou seja, toda a periodização e o trabalho que ele estava fazendo com você.

PROVAS PARA VOCÊ PARTICIPAR EM 2018

Um exemplo? O blog selecionou algumas das melhores e mais organizadas meias maratonas do Brasil, para você participar em 2018, algumas delas já participei e outras já estão anotadas no caderninho. Para quem é fã da distância ou para quem busca um novo desafio, seguem algumas sugestões!

Meia maratona Internacional de São Paulo – 11 de março

Esta prova já se tornou uma das principais provas do calendário nacional e percorre as ruas e avenidas da cidade em um percurso interessante por parte do centro da cidade, bastante técnico e rápido ao mesmo tempo.

Asics Golden Run Salvador – 15 de abril
A capital baiana abriu o tradicional circuito de meias maratonas da Asics em 2017. As provas promovidas pela marca são conhecidas pela atenção aos detalhes, como kit e percurso.

WRUN – 22 de abril

Uma das maiores corridas fenininas do Brasil com detalhes pensados exclusivamente para mulheres com edições no em SP e RJ.

Asics Golden Run São Paulo – 13 de maio
São Paulo também recebe sua edição da Golden Run, prova considerada uma das melhores meias maratonas do Brasil.

Meia maratona das Cataratas – a definir
Os participantes da Meia das Cataratas são brindados com vista das Cataratas do Iguaçu por dois quilômetros e uma paisagem exuberante em meio à floresta do Parque Nacional do Iguaçu.

Meia maratona do Rio – 19 de agosto
Com largada na Praia de São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo, a prova passa por algumas das mais belas e famosas praias do país: Leblon, Ipanema e Copacabana.

Asics Golden Run Belo Horizonte – 26 de agosto
Os corredores mineiros também terão a chance de correr os 21k mais famosos do País no quintal de casa, em uma prova que promete manter o padrão das outras etapas do circuito.

Athenas 21K SP – 04 de novembro

Prova ideal para quem busca novo desafio, isso porque o circuito tem percurso plano, pelotão de largada dividido por pace.

Que venha 2018!!!!